Facebook Twitter Feed

siga esse blog no facebook

ad sense

Custom Search
Central Blogs

Hora Certa

Postagens deste blog

11 dezembro 2012

Oposição levará ao MPF nova representação contra Lula


Parlamentares já haviam pedido à PGR investigação ao ex-presidente
Agência Estado

Lideranças do PPS, do PSDB e do DEM anunciaram nesta terça-feira (11) novas frentes de atuação para investigar o envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o escândalo do mensalão, após o depoimento do empresário Marcos Valério prestado à Procuradoria-Geral da República e publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Valério afirmou no depoimento que recursos do mensalão custearam despesas pessoais de Lula e que o ex-presidente deu o aval para que os bancos Rural e BMG tomassem os empréstimos que abasteceram o esquema de compra de apoio político no Congresso.
Os partidos apresentam na quarta-feira (12) uma nova representação contra Lula ao MPF (Ministério Público Federal) para que as acusações sejam investigadas. No dia 6 de novembro, pouco depois do jornal O Estado de S. Paulo ter revelado a existência do depoimento de Valério ao MPF, líderes e parlamentares de partidos de oposição entraram com representação na PGR pedindo a abertura de investigação para apurar a atuação de Lula no mensalão.
Valério não tem autoridade para falar sobre Lula, diz Sarney
Para Barbosa, declarações de Valério devem ser investigadas
Em uma outra frente de ação, a oposição disse que vai pedir ainda ao chefe do MPF que encaminhe a cópia do depoimento de Valério prestado em setembro. Dentro do Senado, os líderes do PSDB e do Democratas disseram que vão protocolar, também na terça, um requerimento de convite para que o empresário preste esclarecimentos na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
Para Jefferson, depoimento de Valério "é coisa de canalha"
Conteúdo de depoimento é "lamentável", diz Dilma
 O líder tucano, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), em pronunciamento na tribuna do Senado, falou sobre os pedidos de invetigação.
— Cabe, sim, ao Ministério Público da União instaurar os procedimentos para a investigação judiciária, a fim de que, se delitos foram praticados, a responsabilização civil e criminal alcance também aqueles que se ausentaram neste primeiro momento do julgamento do Supremo Tribunal Federal [...] Este é o capítulo a ser escrito, este é o capítulo definitivo do mensalão, a ser escrito agora pelo Ministério Público e Poder Judiciário.
Fonte: R7.com/notícias