Serviços no Walfredo Gurgel, Samu Metropolitano e a ortopedia do Dioclécio Marques serão suspensos.
De acordo com o médico Fernando Pinto, presidente da Coopmed, o Estado não pagou os meses de agosto, setembro e outubro aos profissionais que trabalham na rede estadual de Saúde. “O motivo mais uma vez é o atraso”, lamenta.
Pinto explica que o Governo do Estado só pagou a Cooperativa, de forma parcial, o débito referente ao mês de agosto e semana passada prometeu que ia pagar o restante na segunda-feira passada (26), porém não foi cumprido.
“Não havia alternativa para gente, se não fosse suspender os atendimentos médicos. Desde agosto, os médicos trabalham ser receber algum dinheiro para que a população não fosse prejudicada. Mas, a situação ficou insustentável”, disse Fernando.
O presidente da cooperativa afirma que desde que a gestão de Rosalba Ciarlini foi iniciada, em 2011, os pagamentos não estão sendo pagos em dia.
De acordo com a Cooopmed, o Estado comunicou que o pagamento será feito somente na próxima segunda-feira (03). “Nós esperamos que essa situação seja solucionada dessa vez”, disse.
Essa situação também acontece com a rede municipal de saúde. Semana passada, os plantões médicos foram suspensos devido ao atraso no pagamento. Fernando comentou que a Prefeitura do Natal só pagou parcialmente o mês de setembro e por isso decidiram voltar à atividade.
Da dívida de 1,85 milhões de reais que o Município tinha, restam apenas R$ 450 mil para poder ser sanada.
Fernando Pinto, todavia, contou que poderão suspender os atendimentos de alta e média complexidade, caso o Executivo não pague até a próxima segunda-feira (03), data que o contrato com a Prefeitura. “Só iremos renovar o contrato, se todas as dívidas estiverem sido pagas”.
A suspensão das atividades prejudicaria os atendimentos do Hospital Varela Santiago, Memorial, Hospital do Coração, Incor, Natal Hospital Center, Policlínica Paulo Gurgel, Liga e Hospital Médico-Cirúrgico.
“A gente quer que seja pago o mês de setembro e outubro, além de indicar quando pagará novembro”, comenta o presidente da Coopmed.
A Prefeitura afirmou que os meses de setembro e outubro vão ser pagos somente nos dias 20 a 28 de dezembro. Mas, novembro não será pago esse ano.
No Minuto.