Facebook Twitter Feed

siga esse blog no facebook

ad sense

Custom Search
Central Blogs

Hora Certa

Postagens deste blog

30 dezembro 2012

Uol estampa: "Pior governo do país acaba com dívida de R$ 200 milhões"

GESTÃO MICARLA DE SOUSA »
A gestão da jornalista Micarla de Sousa à frente da prefeitura de Natal foi avaliada como o "pior governo do país" em matéria veiculada na manhã deste domingo, em um dos portais mais acessados do país: o Uol. A fonte da matéria é da Folha de São Paulo.

Em matéria assinada pela jornalista Luiza Bandeira, Micarla é lembrada ainda pelo afastamento da prefeitura com "dívida superior a R$ 200 milhões, pilhas de lixo pelas ruas, ano letivo suspenso nas escolas e saúde em estado de calamidade".

A matéria lembra que Micarla foi a única prefeita eleita pelo PV em 2008 e conseguiu a marca de maior índice de rejeição já registrado pelo Ibope, de 92%, em pesquisa feita em setembro, enquanto comandava a Prefeitura de Natal. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), por exemplo, teve 47%.

Pouco depois, relembra a jornalista, em outubro, Micarla foi afastada do cargo pela Justiça por suspeita de participação em um esquema de desvio de verbas. "Segundo o Ministério Público, a prefeita usou recursos públicos para comprar joias, fazer supermercado e pagar funcionários de sua casa. Ela nega as acusações", diz o texto.

A matéria se encerra com o perfil da ex-prefeita e sua trajetória na prefeitura. Diz que ela se elegeu com o mote da mudança, após ganhar popularidade como apresentadora de TV -- "ela é dona da TV Ponta Negra, afiliada local do SBT".

Cita que ela foi investigada pela Câmara de Natal por suspeita de irregularidades, enfrentou protestos que ficaram conhecidos como "primavera potiguar" e relata o derradeiro desfecho de sua gestão, com o lixo acumulado, aulas suspensas e, após o "constrangimento" causado pela gestão ao PV, o presidente do partido, José Luiz Penna, disse que a sigla "não perdoa deslizes em relação a verbas públicas".
 Fonte: Dn online.

Corpo de mulher é encontrado em Mãe Luiza

Uma mulher foi encontrada sem vida, na manhã de hoje, na Rua Novo Mundo, bairro de Mãe Luiza. O corpo de Maria de Lourdes, 44, não apresentava sinais de agressão ou ferimentos de arma. Segundo moradores, ela era alcoólatra, e nos últimos meses estava desempregada.
Magnus NascimentoMorte misteriosa em Mãe Luiza. Maria de Lurdes é encontrada morta, ainda não se sabe a causa morteMorte misteriosa em Mãe Luiza. Maria de Lurdes é encontrada morta, ainda não se sabe a causa morte

De acordo com o Itep, há a probabilidade de que a morte tenha sido natural, causada por alguma doença crônica, como cirrose. A investigação, no entanto, também seguirá a linha de um possível estupro, já que Maria de Lourdes estava sem roupas íntimas. Reunidos no local onde o corpo foi encontrado, amigos lamentaram a morte e afirmaram que Maria de Lourdes era uma pessoa pacífica.
Fonte:TRIBUNA DO NORTE.

28 dezembro 2012

Resutado do ENEM 2012

Inep divulga hoje o resultado do ENEM 2012, alguns paricipantes tiveram acesso aos resutados ontem (27) durante uns trinta minutos durante testes, mais isso não alterou os resultados. abaixo temos o link para o resutado oficial:


26 dezembro 2012

Dona Canô é enterrada em Santo Amaro, na Bahia

Sepultamento emocionou amigos e familiares nesta quarta-feira (26). Cortejo com filhos saiu da Igreja da Matriz até o cemitério da cidade.
 Foi enterrado por volta das 11h (horário da Bahia), em Santo Amaro da Purificação, o corpo de Dona Canô, que morreu aos 105 anos na manhã de terça-feira (25). Os amigos e familiares se despediram da matriarca, mãe de Caetano e Bethânia, nesta quarta-feira (26), no cemitério da cidade. O corpo de Dona Canô chegou em cortejo que saiu da Igreja da Matriz após missa de corpo presente.
Maria Bethânia seguiu ajudando a carregar o caixão da mãe, que foi coberto por uma bandeira de Santo Amaro. Além da família, estiveram presentes a cantora Margareth Menezes, acompanhada do marido; o presidente da Rede Bahia, ACM Junior; e o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM).
A missa foi celebrada por Dom Giovani, bispo auxiliar de Salvador, e por monsenhor Valter Pinto, pároco da Igreja da Matriz. O Coral Miguel Lima, do qual Dona Canô já fez parte em Santo Amaro, apresentou-se durante a cerimônia.
A matriarca, de 105 anos, morreu na manhã de terça-feira, em casa, na companhia dos filhos após passar a noite de Natal com eles. Caetano e Bethânia acompanharam o velório da mãe, que começou na residência da família com acesso restrito aos mais próximos. Depois, outros amigos e admiradores tiveram acesso à cerimônia realizada no Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, no centro da cidade, onde o velório se estendeu até a manhã desta quarta-feira.
O corpo de Dona Canô saiu da casa da família no final da tarde de terça-feira em um cortejo até o Memorial marcado pela emoção e muitos aplausos. Caetano de Bethânia não falaram com a imprensa sobre a morte da mãe.
Isquemia cerebral
Dona Canô esteve internada por seis dias. Ela recebeu alta do Hospital São Rafael, em Salvador, na sexta-feira (21). Ela sofreu um ataque isquêmico cerebral, o que gerou redução do fluxo de sangue nas artérias do cérebro, segundo boletim médico.
De acordo com informações de Edson Nascimento, amigo da família, Dona Canô pediu um vestido novo e branco para deixar o hospital. Foi com ele que ela foi vestida para a casa, acompanhada da filha Mabel. Maria Bethânia acompanhou a transferência da mãe em outro carro.
A matriarca teve oito filhos. Em outubro de 2011, Dona Canô perdeu a filha adotiva Eunice Veloso, aos 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória. O filho famoso, o compositor Caetano, completou 70 anos em agosto deste ano. Em dezembro, a matriarca da família assistiu ao show da nova turnê da filha Maria Bethânia, no Teatro Castro Alves.
No dia 16 de setembro de 2012, Dona Canô completou 105 anos e, como tradicionalmente fazia, reuniu amigos e a família em missa e comemoração em casa, na cidade de Santo Amaro. Estiveram na festa os filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia e a amiga Regina Casé. Quem celebrou a missa foi o padre Reginaldo Manzotti.
Biografia
Nascida em 16 de setembro de 1907, Claudionor Viana Teles Veloso construiu sua história no Recôncavo Baiano, no município de Santo Amaro da Purificação. Os filhos biológicos são Clara, Roberto, Caetano, Bethânia, Rodrigo e Mabel. Dona Canô adotou as filhas Irene e Nicinha. Era viúva de “Seu Zeca”, que morreu em 1983, com 82 anos.
Conhecida por sua personalidade forte e receptividade, Dona Canô participava sempre da tradicional Festa de Reis em Santo Amaro, que reúne milhares de pessoas em toda região. A celebração de seus aniversários também se tornou um marco, atraindo muitas pessoas para a festa.
Dona Canô em 2008, quando completou 101 anos
(Foto: Edgar de Souza/G1)
Dona Canô sempre aparecia vestida toda de branco em seus aniversários. Quando completou o centenário, a missa foi celebrada pelo então arcebispo primaz do Brasil, cardeal Dom Geraldo Majella. De Dom Geraldo, Dona Canô recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.
Depois das comemorações em Santo Amaro, Dona Canô foi para um hotel festejar os 100 anos. Ela foi recebida pela família e pelos amigos mais próximos. O então ministro da Cultura, Gilberto Gil, entregou à Dona Canô uma carta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em julho de 2011, Lula visitou pessoalmente Dona Canô em Santo Amaro.
Atrás da aparência frágil, com um corpo miúdo e fala mansa, Dona Canô escondia a longevidade de poucos e a saúde considerada “de ferro”. Ela repetiu em diversas oportunidades que era dona de uma fama que sempre disse não entender o motivo, referindo-se ao intenso interesse da imprensa sobre ela e sua vida em Santo Amaro da Purificação.
Autêntica e mãe de dois grandes nomes da Música Popular Brasileira, Dona Canô se tornou um símbolo não só de Santo Amaro, como do Recôncavo Baiano. Sempre lutou para melhorar a cidade e acolheu os moradores como uma mãe.

Fachada da casa de Dona Canô em Santo Amaro
(Foto: Egi Santana/G1)
O sobrado de número 179, no centro de Santo Amaro, se tornou um dos pontos turísticos do município. A casa onde residiu Dona Canô e a família Veloso sempre esteve com as portas abertas para baianos e turistas.
No casarão antigo, as paredes são cobertas de fotografias e histórias dela e de toda família. Fotografias com o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-senador Antônio Carlos Magalhães ganham destaque na parede da sala.
Nas entrevistas que dava para a imprensa, Dona Canô costumava destacar a felicidade que sentia ao poder ter vivido o suficiente para acompanhar o crescimento dos filhos e netos, tendo até conhecido os bisnetos. Sua lucidez a acompanhou até os últimos dias de vida.
Ativa, era sempre Dona Canô quem cuidava das contas de casa e decidia o cardápio na cozinha. Também sempre foi muito conhecida pela vaidade. Foi uma mulher marcada pela religiosidade. Em casa, guardava há anos várias imagens religiosas. A maioria foi dada por amigos e até por desconhecidos. Foi com a ajuda da matriarca que a festa de Nossa Senhora da Purificação transformou-se em um evento famoso na Bahia.
Uma das principais comemorações de aniversário foram os 100 anos de Dona Canô em 2007. O dia foi de flores, presentes e visitas de amigos e dos filhos. Na igreja de Nossa Senhora da Purificação, foi realizada uma missa em homenagem à matriarca. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi levada de São Paulo especialmente para a ocasião. A matriarca dos Veloso ficou pouco tempo na igreja, porque se emocionoubastante. Maria Bethânia cantou "Romaria" em homenagem à mãe e assim que terminou a música, abraçou Dona Canô.
Sobre a história construída nos 105 anos de vida em Santo Amaro, Dona Canô disse em entrevista este ano que não conseguia esquecer de quando passeava com os amigos nas usinas de açúcar da cidade. “A cidade cresceu, as coisas ficaram longe, os bondes eram importantes”, contou ao G1 no mês de setembro.
Fonte: G1 Globo.com

25 dezembro 2012

Dona Canô morre, aos 105 anos, na manhã de Natal

Ícone na Bahia, Dona Canô era mãe de oito filhos, entre eles Caetano Veloso Maria Bethânia


Dona Canô morreu na manhã desta terça-feira (25), em sua casa, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia.
Mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia e uma das personalidades mais importantes do Estado, ela estava com 105 anos.
A morte foi confirmada pela filha de Dona Canô, Mabel Veloso, em entrevista emocionada ao R7.
— Ela passou a noite tranquila e morreu às 8h40 de hoje. Eu só quero agradecer a todos.
Recentemente, Dona Canô ficou internada no Hospital São Rafael, em Salvador, recebendo alta na última sexta-feira (21). Na ocasião,  ela tinha sofrido uma ataque isquêmico cerebral.
Mabel informou ao R7 que o velório deve ocorrer ainda hoje no Memorial Caetano Veloso, em Santo Amaro da Purificação, cidade onde morava, a partir das 18h.
O sepultamento também deve acontecer na cidade, nesta quarta-feira (26), por volta das 10h, segundo Mabel.
Será realizada um missa na Igreja da Purificação.
Dona Canô se chamava Claudionor Viana Teles Velloso e era mãe de oito filhos: Caetano, Bethânia, Clara, Rodrigo, Mabel, Roberto, Irene e Nicinha. Foi casada com José Teles Velloso, que morreu aos 82 anos, em 1983.
É uma das personalidades mais queridas de sua cidade. Seu último aniversário, em setembro deste ano, contou com a presença dos filhos e de amigos como Regina Casé.
Fonte: R7.com/notícias

Morre Dona Canô, aos 105 anos, diz filho em Santo Amaro, na Bahia

Rodrigo Veloso disse ao G1 que a mãe faleceu na manhã desta terça-feira. Ela estava em recuperação em casa no Recôncavo baiano.

Dona Canô comemora 105 anos neste domingo (16). (Foto: Egi Santana/G1) 
Dona Canô comemorou 105 anos no mês de setembro de 2012 (Foto: Egi Santana/G1)
Claudionor Viana Teles Veloso, mais conhecida como Dona Canô, morreu aos 105 anos, nesta terça-feira (25), em sua casa, localizada na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, afirmou o filho Rodrigo Veloso ao G1 às 9h20 (10h20 no horário de Brasília). Dona Canô passou a noite de Natal em casa, com os filhos.
Segundo a família, o velório será realizado até as 18h desta terça-feira, em casa, com acesso apenas dos parentes. Depois disso, o corpo de Dona Canô será levado para o Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, onde os moradores poderão se despedir da matriarca. O sepultamento está marcado para 10h de quarta-feira (26), no cemitério de Santo Amaro. Antes, a família vai realizar uma missa de corpo presente na Matriz da Purificação.
O governador da Bahia, Jaques Wagner, informou por meio de nota que irá ao velório na noite desta terça-feira, em Santo Amaro. ”Em meu nome e de todos os baianos, presto solidariedade à família desta grande mulher, que representou o que a Bahia tem de melhor, um símbolo de força, doçura e coragem”, disse.
Dona Canô esteve internada por seis dias, recebendo alta do Hospital São Rafael, em Salvador, na sexta-feira (21). Ela tinha sofrido um ataque isquêmico cerebral, que gera redução do fluxo de sangue nas artérias do cérebro, segundo informou o boletim médico.
De acordo com informações de Edson Nascimento, amigo da família, Dona Canô pediu um vestido novo e branco para deixar o hospital. Foi com ele que ela foi vestida para a casa, acompanhada da filha Mabel. Maria Bethânia acompanhou a transferência da mãe em outro carro.
A matriarca teve oito filhos, entre eles os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. Em outubro de 2011, Dona Canô perdeu a filha adotiva Eunice Veloso, aos 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória. O filho famoso, o compositor Caetano, completou 70 anos em agosto deste ano. Em dezembro, a matriarca da família assistiu ao show da nova turnê da filha Maria Bethânia, no Teatro Castro Alves.
No dia 16 de setembro de 2012, Dona Canô completou 105 anos e, como tradicionalmente fazia, reuniu amigos e a família em missa e comemoração em casa, na cidade de Santo Amaro. Estiveram na festa os filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia e a amiga Regina Casé. Quem celebrou a missa foi o padre Reginaldo Manzotti.
Canô recebe alta médica de hospital no mês de
novembro (Foto: Gabriel Gonçalves/ G1)
Saúde
Segundo a família, Dona Canô nunca apresentou problemas graves de saúde. Em 5 de novembro deste ano, ela foi internada no Hospital São Rafael, após apresentar sintomas de gripe com febre. Ela permaneceu internada até o dia 9, quando recebeu alta.
Já em 2011, Dona Canô foi hospitalizada no dia 7 de julho com dores abdominais e falta de ar. Em julho de 2007, ela ficou sete dias internada no Hospital São Rafael por causa de problemas respiratórios. Na ocasião, ela foi encaminhada de helicóptero do município de Santo Amaro até Salvador. No dia 2 de agosto ela voltou a ser    hospitalizada por dores na coluna.
Biografia

24 dezembro 2012

Natal está sem prefeito:


 Ney Júnior anuncia afastamento, Edivan Martins ainda não foi localizado para assumir


A cidade de Natal está, a partir de hoje, sem prefeito. O vereador Ney Lopes Júnior, que estava no Executivo, anunciou o afastamento em cumprimento a decisão do desembargador Amaury Moura. O detalhe é que o presidente da Câmara, Edivan Martins, ainda não foi localizado para dar ciência da decisão judicial.
Ney Júnior divulgou nota oficial há poucos instantes:
Em razão de ter sido citado hoje da decisão judicial constante no Agravo de Instrumento com suspensividade (2012.019903-6), que determina a posse no cargo de Prefeito de Natal do vereador Edivan Martins, presidente da Câmara Municipal, e em consequência o meu afastamento, comunico à população o total cumprimento da ordem emanada do Poder Judiciário. Lamento, por estas razões, a cidade ficar sem prefeito em um momento tão difícil.
A decisão judicial impede que pratique qualquer ato administrativo, inclusive a determinação para o pagamento dos salários que vinha dando total prioridade.
Nestas condições aguardarei, já afastado da Prefeitura de Natal, o momento de transmissão do cargo de Prefeito, a quem for determinado pela justiça.
Encaminho ofício à Câmara Municipal de Natal, comunicando o meu afastamento imediato do cargo de Prefeito de Natal e por ato contínuo, a assunção ao cargo de vereador municipal, até o último dia do mandato.
Ratifico que a minha investidura como Prefeito de Natal decorreu do impedimento legal da Prefeita Micarla de Souza, afastada por ordem judicial e da regra legal expressamente consignada no artigo 51, parágrafo único, da Lei Orgânica do município de Natal.
Durante o curto período do exercício do cargo de Prefeito de Natal gratifica-me ter assinado, após esforços contínuos, os contratos com a Caixa Econômica que viabilizam definitivamente a efetivação das obras de mobilidade urbana na Copa do Mundo de 2014 em Natal, a reforma da Maternidade Leide Morais e as obras de urbanização do Passo da Pátria.
Além disso, mantive-me abnegado na busca de soluções para o pagamento do funcionalismo público, professores e terceirizados, todos em atraso há meses.
Infelizmente, este esforço é interrompido, pelas razões expostas.
Desconheço, até o momento, o posicionamento do vereador Edivan Martins, presidente da Câmara Municipal de Natal, não tendo sido possível contato com o mesmo, após a ordem judicial.
No cumprimento da difícil missão que me foi outorgada, agradeço o apoio, compreensão e estímulo da população; dos órgãos de imprensa; dos auxiliares e funcionários da Prefeitura de Natal; do Ministro e Senador Garibaldi Alves Filho, que demonstrou solidariedade e receptividade para intervir, com sucesso, junto ao Ministério da Saúde; do futuro prefeito Carlos Eduardo, a sua equipe de transição, da governadora Rosalba Ciarlini, que atendeu a solicitação que lhe fiz, mantendo a tradição na orla marítima da cidade, com o espetáculo pirotécnico no final de ano, em razão da Prefeitura ter outras prioridades financeiras a atender, a começar pelo pagamento do funcionalismo. Além do Procurador Geral do Município Francisco Wilkie e do futuro Procurador Geral Carlos Castim.
Em momento algum me omiti durante a temporariedade do exercício da Prefeitura de Natal, enfrentei o desafio com responsabilidade e equilíbrio e procurei cumprir o dever, mesmo diante de todas as dificuldades e limitações do exíguo tempo.
Às vésperas do Natal do Senhor e no simbolismo da cidade, cujo nome recorda a manjedoura de Belém, lembro Clarice Palma, a conterrânea ilustre, chamada “a embaixatriz poética do Nordeste”, que eternizou o Natal em Natal com o seu poema “Minha cidade-luz!”: “Já vem chegando o Natal, nascimento de Jesus; e Natal, cidade-luz; é o Presépio Iluminado; sob um céu azulado; junto ao mar sereno e lindo; como um lençol verde e infindo; ornado de brancas rendas; feitas de brancas espumas!”
A todos os natalenses e norte-rio-grandenses desejo um Feliz Natal, com Paz, Amor e Fraternidade.
Natal, 24 de dezembro de 2012.
Ney Lopes Jünior
Vereador de Natal”
TRIBUNA DO NORTE

23 dezembro 2012

Príncipe Harry matou líder do Taleban no Afeganistão

Ataque aéreo, segundo imprensa britânica, aconteceu no fim de outubro

   
Reprodução/thesun.co.uk Harry atua como copiloto de um helicóptero Apache no país da Ásia
Em missão no Afeganistão, o príncipe Harry matou um comandante do Taleban.
Segundo os jornais britânicos The Sun e Daily Mail, o copiloto de helicóptero foi escalado para lançar o ataque aéreo para eliminar o líder terrorista. O irmão do príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono da Coroa Britânica, foi chamado para dar suporte aéreo às tropas e lançou um míssil aéreo.
O ataque aconteceu no fim de outubro, logo depois de o príncipe retornar ao Afeganistão pela segunda vez como copiloto militar.
Harry, que é conhecido entre os colegas militares como capitão Harry Wales, tem 28 anos. No país do sul da Ásia ele atua como copiloto de um helicóptero militar Apache.
Fonte: R7.com/internacional

Dois corpos com marcas de tiros são encontrados em Pium

Dois corpos com marcas de tiros foram encontrados em Pium na manhã deste domingo (23). Um dos corpos estava às margens do riozinho de Pium, enquanto o outro se encontrava submerso.
Júnior SantosOs corpos foram encontrados na manhã de hoje e policiais que atenderam à ocorrência esperam o Itep para períciaOs corpos foram encontrados na manhã de hoje e policiais que atenderam à ocorrência esperam o Itep para perícia

De acordo com o soldado Trindade que atendeu à ocorrência e foi o primeiro a chegar ao local, os moradores da região não reconheceram as vítimas. A Polícia Militar aguarda a chegada do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para a realização da perícia e a remoção dos corpos.
TRIBUNA DO NORTE

22 dezembro 2012

Ciclista é atropelado por veículo e morre com membros decepados na BR-405

Mais um grave acidente foi registrado por volta das 5h deste sábado no município de Apodi, interior do RN. Um homem que estava em uma bicicleta e ainda não identificado com idade entre 40 e 50 anos foi atropelado e morreu na BR-405.

Segundo a polícia, um veículo ainda não identificado atingiu de forma violenta o ciclista, de forma que a bicicleta ficou destruída e o corpo da vítima foi arremessado em um barranco e teve partes de membros decepadas.

O Itep foi ao local realiza a perícia, mas a vítima ainda não foi reconhecida e o condutor do veículo fugiu sem peestar socorro.

DN Online, com Plantão Apodi

TJ afasta Ney Júnior e determina posse de Edivan

O desembargador Amaury Moura determinou o afastamento do vereador Ney Lopes Júnior (DEM) do cargo de prefeito de Natal por considerar "ilegítima" a investidura na função, ocorrida há nove dias. Ele ordenou, por conseguinte,  que Edivan Martins (PV)  assuma a chefia do Executivo da capital ou renuncie ao posto de presidente da Câmara Municipal (CMN). O magistrado acatou solicitação do Ministério Público (MPE), que sustenta a tese de que Martins não dispõe de livre arbítrio para decidir se, com a vacância do cargo, ocupa ou não a cadeira de prefeito. A decisão de Amaury Moura se sobrepõe à posicionamento anterior - em contrário - do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Airton Pinheiro. Em caso de descumprimento, Martins e Ney Lopes estão sujeitos à multa diária, cada um, de R$ 25 mil.
Segundo o MPE, com a posse de Ney Júnior no cargo de prefeito foram desobedecidas as regras sucessórias, que indicam ser o presidente da Câmara Municipal o substituto direto. Para os promotores, a justificativa de Edivan Martins de que não tem interesse em assumir a chefia do Executivo, sem especificar os motivos para tanto, são inaceitáveis. Eles enfatizam que a Lei Orgânica do Município de Natal especifica que nos casos de vacância ou impedimento do prefeito ou do vice-prefeito, a linha de sucessão deve necessariamente iniciar com o presidente do legislativo. "[o Ministério Público] sustenta ser a investidura no cargo de prefeito pelo presidente da Câmara Municipal, em hipóteses como a presente, um atributo do cargo e não uma mera faculdade, pois o encargo é inerente a função", observou o desembargador Amaury Moura, ao elencar as considerações do MPE.

Ainda de acordo com os promotores, o Supremo Tribunal Federal (STF) dispõe de entendimento no sentido da compulsoriedade de se observar a linha sucessória quando de hipótese similar. Amaury Moura utilizou, na decisão, jurisprudências diversas para mostrar que o Ministério Público tinha razão. Ele assinalou que casos como o ocorrido em Natal atentam contra o artigo 80 da Constituição Federal, artigo 60 da Constituição Estadual e, principalmente, o artigo 51, parágrafo único, da Lei Orgânica do Município de Natal. "Deste modo, não demonstrada qualquer causa de impedimento do presidente da Câmara Municipal de Natal este é o sucessor direto do cargo de prefeito desta capital, devendo ser afastado o senhor Ney Lopes de Souza Júnior do cargo de prefeito, somente podendo este assumir o cargo caso o presidente da Câmara Municipal demonstre eventual impedimento ou renuncie ao cargo de chefe do Legislativo Municipal", destacou o magistrado.

Ele enfatizou também que afasta o parlamentar democrata diante do receio de que a manutenção de pessoa não legitimada pela Lei Orgânica do município no cargo de Prefeito, além de afrontar a própria ordem jurídica, "cria perigoso precedente que deve ser de pronto repelido pelo Judiciário, guardião maior do Estado Democrático de Direito". Amaury Moura limitou-se, no entanto, em tratar da ilegitimidade de Ney Júnior em permanecer na chefia do Executivo, não tendo mencionado, na ocasião, um outro pedido do Ministério Público para tornar nulos os atos do prefeito atual.

Prefeito lamenta a decisão judicial

O prefeito de Natal Ney Lopes Júnior, que foi empossado no cargo após Edivan Martins, presidente da Câmara abdicar do direito de assumir o Executivo, disse que recebia com lamento a decisão judicial, que obriga-o a renunciar e o presidente do Legislativo a assumir o cargo no Executivo. Ney Júnior afirmou que não foi notificado e soube pela imprensa.
DivulgaçãoNey Lopes Júnior afirma que vai cumprir a decisão do desembargador Amaury SobrinhoNey Lopes Júnior afirma que vai cumprir a decisão do desembargador Amaury Sobrinho

"Não sei qual foi o entendimento do desembargador, desconheço o teor da decisão, mas evidente que cumprirei a decisão judicial", destacou. Ele ressaltou que há uma semana estava gerindo a Prefeitura de Natal "com todo esforço".
"Vínhamos fazendo um trabalho pela cidade. Cumprirei a decisão nos termos determinado pelo desembargador, só lamento porque vinha fazendo esforço para honrar os compromissos do município, inclusive o pagamento do funcionalismo", destacou o prefeito Ney Lopes Júnior.

A TRIBUNA DO NORTE procurou o presidente da Câmara Municipal, Edivan Martins, mas o celular estava desligado. A Assessoria do vereador foi contatada, mas, até o fechamento dessa edição, não havia retornado sobre os questionamentos feitos ao vereador Edivan Martins.

Edivan quer evitar incompatibilidade

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins, foi procurado, mas não foi encontrado para falar sobre a decisão judicial. Ele não fala publicamente, mas informações extraoficiais dão conta de que o pevista ainda não dispõe de um veredicto sobre qual decisão tomar sobre o assunto - se renuncia à presidência da CMN ou se assume a prefeitura. Edivan não foi eleito vereador, mas tem sido o principal interlocutor junto aos vereadores da próxima legislatura em defesa do nome de Paulinho Freire (PP) para sucedê-lo na casa. As articulações estão avançadas e o ex-prefeito é o nome mais cotado, no momento,  para vencer a eleição.
Junior SantosEdivan Martins prefere ficar na presidência da CâmaraEdivan Martins prefere ficar na presidência da Câmara

Com a decisão do desembargador Amaury Moura o cenário poderá ter sensíveis modificações. Se Edivan Martins optar por assumir a Prefeitura, o vereador Ney Júnior, que também não foi reeleito, retorna à CMN e - na condição de vice-prefeito - assume a chefia do legislativo. Se preferir renunciar à presidência da Câmara e deixar Ney Júnior onde está, o comando da casa passa às mãos da vereadora Júlia Arruda (PSB), uma parlamentar consideravelmente mais afeita ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).
Júlia, de qualquer maneira, faz parte do chamado G-17, grupo de vereadores que se articulam em defesa do nome de Paulinho Freire (publicamente, de Fernando Lucena). A decisão de Edivan, já se sabe, vai depender dessas negociações em torno de sua sucessão.

O presidente da CMN não foi eleito, mas ainda briga na Justiça por uma das vagas ocupadas por Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PC do B). Se conseguir voltar à CMN - e tendo ocupado o cargo de prefeito - ele poderia ter problemas com a duplicidade de diplomas. Até perder na Justiça a condição de eleito, Martins era forte cotado para permanecer na presidência da Câmara Municipal.

TRIBUNA DO NORTE

21 dezembro 2012

Turistas continuam à espera do fim do mundo em Alto Paraíso de Goiás

Em busca de proteção, idosa convenceu família a ir para a cidade goiana. Município estaria protegido de possíveis catástrofes nesta sexta-feira (21).

Família saiu de Santos/SP e foi para Alto Paraíso
(Foto: Elisângela Nascimento/G1)
O dia que marcaria o fim do mundo está tranquilo em Alto Paraíso de Goiás, local onde, segundo os místicos, a população está protegida de qualquer catástrofe. Alguns turistas, no entanto, acreditam que as previsões do calendário maia ainda possam se cumprir pelos próximos dois dias. E, para se proteger, ficarão na cidade, pelo menos, até domingo, dia 23.

A aposentada Neusa Monteiro Diniz, de 74 anos, convenceu a família quase toda a passar o dia 21 de dezembro em Alto Paraíso. Ela, o marido, dois dos três filhos e uma nora saíram de Santos (SP) para conhecer a cidade goiana, garantir proteção e também ajudar a quem pudesse precisar. “Caso alguma coisa ruim aconteça, meu marido e meu filho são médicos. Então, poderíamos colaborar. Como católica, não falo em data para o fim do mundo porque isso nem os anjos sabem, mas no início de uma nova era”, explica.
No entanto, ela afirma que ficou um pouco decepcionada com o clima pacato da cidade. “Imaginei encontrar mais pessoas festivas, mais comunidades alternativas. Mas ainda não vi nenhuma. Tinha vontade de conversar com eles, mas acho que estão em retiro nesse momento de transição”, supõe.
O marido de Neuza, José Carlos Diniz da Gama, de 77 anos, é médico patologista aposentado. Ele conta que aceitou com carinho o convite da mulher de passar ‘o fim do mundo’ em Alto Paraíso de Goiás. “Só entendi melhor as doenças físicas quando compreendi que a espiritualidade é a dimensão humana. Aprendi que o indivíduo só sara quando a espiritualidade passa a dominar o corpo e o espírito, ou seja, quando está inteirado consigo, com os outros e com o mundo”, teoriza.
Diniz acha que ainda é possível que a previsão maia se concretize. “Não há uma certeza em relação a horário e alguns falam até em dois dias depois do dia 21. Que uma grande mudança vai acontecer, isso é absolutamente certo”, defende.

O médico veterinário Eduardo Diniz, um dos três filhos do casal, atendeu ao pedido da mãe e veio para Alto Paraíso esta semana. Ele organizou a rotina da empresa que possui, em Botacatu (SP), onde fabrica cadeira de rodas para animais, e está aproveitando as belezas naturais da cidade mística. “Não acredito nem desacredito. Mas de tanto minha mãe falar, fica a pergunta ‘vai quê, né?’. Então, melhor não arriscar”, brinca.
  •  
Neuza Monteiro Diniz da Gama e o marido, José Carlos, são de Santos/SP  (Foto: Elisângela Nascimento/G1) 
Neuza Monteiro Diniz da Gama e o marido, José Carlos, são de Santos/SP (Foto: Elisângela Nascimento/G1)
Neuza e o marido pretendem ir na próxima semana para Trindade, cidade da Região Metropolitana de Goiânia conhecida como a ‘capital da fé de Goiás’. A aposentada adianta que quer agradecer a Deus, caso desastres naturais não aconteçam, e levar o livro que escreveu ‘O novo viver’ para o padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário do Divino Pai Eterno. “Passei 10 anos da minha vida escrevendo esse livro, que é sobre como desenvolver corpo, mente e espírito”, explica.

Fonte: G1 Globo.com

Barbosa nega pedido de prisão imediata para condenados do mensalão

 O presidente do STF, Joaquim Barbosa, também relator do processo do mensalão, negou nesta sexta-feira o pedido de prisão imediata dos condenados no julgamento. O pedido havia sido feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, na quarta-feira, e cabia a Barbosa decidir sozinho, e não em plenário com os demais ministros, por causa do recesso do Judiciário. Barbosa considerou injustificáveis os argumentos apresentados pela Procuradoria. Em sua argumentação, o ministro usou uma decisão anterior do próprio Supremo, segundo a qual as prisões devem acontecer após o trânsito em julgado da condenação, ou seja, esgotados todos os recursos, exceto nos casos de “prisão de natureza cautelar”. No caso dos 25 condenados do mensalão, já houve a entrega dos passaportes e ninguém pode deixar o País.
Havia dúvidas sobre qual seria a decisão do ministro. Em entrevista a jornalistas ontem, Barbosa afirmou que as decisões do Supremo para se respeitar o trânsito em julgado antes de determinar as prisões tinham origem  na Justiça de primeiro grau e que o caso do processo do mensalão era “inédito”. “O Supremo quando decidiu naqueles casos, decidiu sobre casos em instâncias anteriores. É a primeira vez que o Supremo tem que se debruçar sobre o pedido de uma pena formulado por ele mesmo. Não temos jurisprudência. Temos uma situação nova”, sinalizou deixando dúvidas.
Dos 25 condenados, 11 receberam pena em regime fechado e 11, em regime semiaberto. Dois dos réus tiveram a punição convertida em pena alternativa e um responderá em regime aberto.
ÚLTIMO SEGUNDO

Médicos mantêm cantor na UTI

                                                           ( foto: Cruzeta News)
 Recife - É considerado grave o estado de saúde do sanfoneiro, cantor e compositor pernambucano Dominguinhos, de 71 anos. Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) coronariana do Hospital Santa Joana, localizado na área central do Recife, desde a última segunda-feira. O artista está sedado e respira com a ajuda de aparelhos. De acordo com os boletins médicos divulgados ontem, o paciente apresenta um quadro de insuficiência respiratória e arritmia cardíaca e está sendo tratado com antibióticos. O médico Hermilo Borba, coordenador da Unidade Coronária do hospital, comanda a equipe multidisciplinar que acompanha o músico.
Em 2011, o sanfoneiro teve diagnosticado um câncer de pulmão, posteriormente tratado. Na semana passada, o artista foi uma das atrações das comemorações do centenário de Luiz Gonzaga, que aconteceram na cidade de Exu, no sertão pernambucano.

Natural de Garanhuns, também em Pernambuco, Dominguinhos conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos de idade. Aos 13, morando no Rio de Janeiro, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Dominguinhos esteve em Natal em meados de novembro, quando doou uma sanfona ao Museu do Vaqueiro, construído em São José do Mipibu, cidade da Grande Natal. É uma réplica da sonfona tocada pelo rei do baião, Luiz Gonzaga e foi presente de outro sanfoneiro conhecido em terras potiguares: Amazan. "Ganhei essa sanfona de Amazan. Ela é muito especial, porém, muito grande e pesada. Não posso mais usá-la. Não podia vender, nem entregar a outra pessoa. Resolvi então deixar no lugar mais correto. Por isso fiz essa doação", explicou Dominguinhos à TN.
TRIBUNA DO NORTE

Nas ruas de BH, pessoas listam razões para torcer pelo fim do mundo

Entrevistados também contaram o que vão fazer neste 21 de dezembro. Assista ao vídeo com depoimentos.


Para muitos, a possibilidade de o mundo acabar neste 21 de dezembro, como previram os maias, tem sido motivo de preocupação. Mas, como tudo – até mesmo uma adversidade – pode ter um lado positivo, o G1 foi às ruas de Belo Horizonte e ouviu a opinião das pessoas, que listaram motivos para torcer pelo fim do mundo.  (Veja no vídeo ao lado.)

As razões foram várias: desde a extinção de alguns estilos musicais até o fim da corrupção, da injustiça e da desigualdade. Nas ruas da capital mineira, teve até viajante gaúcho dando palpites sobre o assunto.

Apesar de a desconfiança sobre a profecia maia ser grande entre os entrevistados, a maioria já tem programa definido para esperar o fim o mundo, seja em uma mesa de bar com amigos, em casa com a família ou viajando pelo país.
Fonte: G1 Globo.com/MG

20 dezembro 2012

Gurgel envia ao STF pedido de prisão imediata a condenados no mensalão

Pedido será analisado pelo presidente do Supremo, Joaquim Barbosa. Mais cedo, Gurgel disse que 'esforço' não pode ir a 'porões da ineficiência'.

Relator do mensalão, Joaquim Barbosa vai decidir
sozinho sobre prisão (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) manifestação na qual reforça o pedido de prisão imediata para os condenados no processo do mensalão, informou na noite desta quarta-feira (19) a presidência do tribunal.
A assessoria de imprensa do Supremo disse que o presidente da corte e relator do processo, Joaquim Barbosa, vai analisar o pedido e tomar uma decisão na sexta (21).
Dos 25 condenados no processo, 11 iniciam a pena em regime fechado, incluindo o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o operador do esquema, Marcos Valério, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, e executivos do Banco Rural (veja abaixo a lista completa dos condenados).
O recesso do Judiciário começa nesta quinta (20), e, a partir de então até o começo de fevereiro, o presidente da corte será responsável por todas as decisões urgentes a serem tomadas pela corte. Mais cedo nesta sexta, Barbosa disse que deverá ficar no comando durante o recesso até "meados de janeiro, pelo menos". Depois, o vice-presidente, Ricardo Lewandowski assumirá.
No começo do julgamento da ação penal, em agosto, Gurgel disse que o esquema do mensalão "maculou" gravemente a República e requereu a expedição dos mandados de prisão cabíveis ao fim do julgamento.

O procurador-geral Roberto Gurgel, em sessão do
STF nesta quarta (19) (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)
No último dia da análise do processo, porém, ele disse que enviaria um pedido formal posteriormente para "fundamentar" melhor o pedido. Com isso, o tema não foi analisado pelo plenário da corte. Alguns ministros já haviam se manifestado contra conceder a prisão antes do trânsito em julgado do processo, quando não houver mais possibilidades de recurso.
Ainda não há informações sobre a fundamentação do pedido feito por Gurgel. A assessoria de imprensa da PGR não confirma o teor do documento.
Mais cedo nesta quarta, Gurgel afirmou que protocolaria "ainda nesta semana" e ressaltou que é preciso garantir a "efetividade" da decisão para que o "esforço" do julgamento não seja relegado aos "porões da ineficiência".
"A grande urgência que existe é de dar efetividade à decisão do Supremo. Esse esforço magnífico que foi feito pelo Supremo no sentido de prestigiar de forma importantíssima os valores republicanos não pode agora ser relegado aos porões da ineficiência", disse.
Na terça, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e mais cinco réus protocolaram pedido para que o plenário do Supremo decida se os condenados no processo do mensalão devem ser presos imediatamente ou se será necessário aguardar o trânsito em julgado do processo - quando não couber mais recursos. O objetivo dos condenados era evitar que a questão fosse decidida no recesso por Barbosa, mas o plenário não analisou os pedidos.
O procurador destacou que havia possibilidade de o presidente deixar o caso para ser definido em plenário somente em fevereiro. "O regimento do Supremo prevê que no recesso o presidente, enfim, está autorizado a tomar todas as medidas em nome do tribunal. Mas, de qualquer forma, isso será  algo que se realmente o ajuizamento da petição ocorrer no recesso o presidente [...] poderá aguardar o retorno do plenário em fevereiro."
Argumento de advogados
O advogado de José Dirceu, José Luís Oliveira Lima, afirmou em petição que, como já foram coletados os passaportes dos condenados, "não há, no entender da defesa e com a devida vênia, fundamento inidôneo na decisão cautelar que demonstre a urgência na imposição dessa medida [de prisão]", destacou.
Oliveira Lima também lembrou que o pedido para que o plenário revertesse a retenção dos passaportes não chegou a ser analisada pelos ministros. A defesa de vários réus entrou com agravo pedindo a devolução do documento, mas Barbosa não levou o tema para discussão.
O advogado frisou que Gurgel disse que faria o pedido posteriormente, mas que o recesso começará. O advogado diz que ao "impedir" o plenário votar o tema na última sessão do mensalão, o procurador "escancarou que não há urgência em seu pedido preventivo".
Para Oliveira Lima, a prisão cautelar de seu cliente seria "inconstitucional". "Ocorre que se avizinha o recesso judiciário e o plenário não mais se reunirá. No mérito e sob todos os aspectos possíveis, essa prisão cautelar é flagrantemente inconstitucional. E, caso a PGR reapresente o malfadado pedido de prisão cautelar durante a paralisação das atividades do plenário, o pleito evidentemente não poderá ser apreciado pelo excelentíssimo presidente em exercício, uma vez que faltará o indispensável requisito de urgência."
Fonte: G1 Globo.com

Família de Piracicaba estoca comida e define refúgio para o fim do mundo

Técnico de manutenção planeja viver com mulher e filha em sítio e caverna. Ele se baseou em livro que interpreta profecia sobre catástrofe nesta sexta. 

Livro orientou o homem para o fim do mundo em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1) 
Livro orientou Leogildo Sanchez Gerage para o fim do mundo em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
À espera do fim do mundo, um técnico de manutenção de 45 anos estoca comida na casa onde vive com a família, em Piracicaba (SP). O homem também já escolheu uma caverna em um sítio para se refugiar, caso necessário. O técnico de manutenção Leogildo José Sanchez Gerage baseou-se no livro Como Sobreviver a 2012, de Patrick Geryl, para se preparar. Segundo o texto, o planeta enfrentará uma inversão dos campos magnéticos, o que deve trazer consequências catastróficas à raça humana. Conforme interpretações de uma profecia maia, o fim do mundo está previsto para sexta-feira (21).

   Técnico em manutenção armazena comida
e água em casa (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
“Um tempo atrás eu e meu amigo dividimos o valor e compramos o livro. Neste livro eu aprendi como estocar o alimento e como montar o estoque. Descreve ainda como ficará o oceano e o que irá acontecer com o mundo no dia 21 de dezembro”, contou.
Para se preparar, o homem estocou alimentos como sal, arroz e açúcar, além de 2.000 litros de água. Gerage também comprará 100 litros de diesel para usar em uma caminhonete recém-adquirida. “Eu comprei um carro a diesel, de aproximadamente R$ 20 mil, que não tem nada elétrico. O livro diz que tudo que for elétrico não irá funcionar. Então eu comprei essa caminhonete, que para dar partida precisa ser empurrada. O importante de estocar sal é que, sem energia elétrica, o produto é fundamental para conservar alimentos.”
O técnico, a esposa e filha de dois anos e seis meses pretendem ter um dia normal na sexta-feira. Mas, segundo Gerage, a falta de energia elétrica e o fato de os carros não funcionarem serão sinais de alerta. “Então eu irei com a minha família para o sítio do meu irmão, no bairro Pau d'Alho, a 25 quilômetros de casa. No local já plantamos 2.000 pés de mandioca, caso precise. Preparei equipamentos para manter a iluminação, já que os transformadores também não devem funcionar pelos próximos cinco anos", afirmou.

Gerage comprou uma caminhonete a diesel
para se locomover (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Caverna no Petar
Caso o caos tome conta da cidade, o homem pretende se refugiar com a família em uma caverna no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), localizado no sul do Estado de São Paulo, entre os municípios de Apiaí e Iporanga. Gerage já esteve no local por duas vezes para se preparar e saber como é viver dentro de uma caverna. “Eu também já separei algumas roupas de neoprene (própria para mergulho), caso seja necessário. Na verdade já tenho uma mala pronta. Eu tentei ver uma caverna em Capivari, mas acredito que por ser muito próxima vai muita gente, por isso preferi um local mais afastado no Petar.”
Gerage tem um amuleto caso aconteça o fenômeno, um arco e flecha. "É importante na hora da caça e da pesca. Eu gosto do equipamento, sempre gostei, por isso não pode faltar. É uma ferrramenta de segurança", disse o técnico de manutenção. A esposa dele, a empresária Elaine Prado Bitencourt, 29 anos, apoia as preocupações do marido. “O mundo pode não acabar, mas o temor é que aconteça algum fenômeno e falte comida e água”, disse.

Arco e flecha é o amuleto do técnico em manutenção pra fim do mundo em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1) 
Arco e flecha é uma espécie de 'amuleto' para o técnico em manutenção (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Preparado
"Os meus amigos e clientes acham que eu sou louco, mas eu não estou preocupado. Exceto a minha esposa, minha família me escuta, mas não dá atenção para o que eu falo", relatou. E caso não aconteça nada na sexta? "Não tem problema, eu consumo os alimentos comprados e passeio com o carro, como já faço. Mas se acontecer, estarei preparado", afirmou.
Fonte: G1 Globo.com

19 dezembro 2012

Sarney trai Dilma mais uma vez e coloca todos os vetos em votação

Presidente do Congresso não atendeu aos apelos da presidenta e pautou mais de 3 mil vetos para serem votados nesta quarta-feira pelo Congresso

Em mais uma atitude que desagradou à presidenta Dilma Rousseff , o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), convocou para esta quarta-feira (19) a sessão do Congresso para apreciar todos os vetos presidenciais pendentes na pauta. Sarney ignorou os apelos da presidenta que ligou duas vezes hoje para tentar demovê-lo da idéia.
Dilma teria alegado nos telefonemas que a votação dos mais de 3 mil dispositivos vetados a toque de caixa seria uma loucura e pediu “serenidade” ao presidente do Senado. Sarney, no entanto, respondeu à presidenta, também pelo telefone, que tinha em mãos um requerimento com assinaturas de quase todos os líderes e que nada podia fazer a não ser colocar os vetos em votação.
A atitude de Sarney é considerada mais uma traição ao Planalto. Na semana passada Sarney também frustrou o Planalto ao convocar a sessão do Congresso que aprovou a urgência para votação do veto parcial da presidenta sobre a proposta que redistribui os royalties sobre a produção de petróleo. Os efeitos dessa sessão foram anulados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que entendeu que os vetos devem ser colocados em votação na ordem de chegada ao Congresso.
Diante da decisão de Fux, tomada ontem em caráter liminar, os deputados e senadores de Estados não produtores de petróleo pressionaram Sarney a pautar todos os vetos.
Leia mais: Sarney foi 'precipitado' em pautar veto, avalia peemedebista
A votação de vetos segue um rito especial e mais demorado por exigir votação secreta e por meio de cédulas. A análise dos vetos também deve ser feita a cada item.
Para viabilizar a votação de nesta quinta-feira, o Congresso já começou a imprimir uma cédula única com todos os dispositivos vetados, acompanhados de espaços para que os parlamentares possam marcar três opções: sim, não ou abstenção. A intenção dos parlamentares dos Estados não produtores é apreciar todos os vetos para poder derrubar o veto sobre os royalties.
Os peemedebistas consideram que não houve traição do partido, nem de Sarney à aliança com o PT, costurada com o apoio da presidenta Dilma Rousseff. Diante da crise institucional que se instalou no Congresso após a decisão sobre o veto, somada a decisão do Supremo de cassar automaticamente o mandato dos deputados condenados no processo do mensalão, a avaliação do PMDB é que o mal menor para o Congresso é a derrubada do veto.
Leia mais: Derrubada de veto é considerada 'traição' do PMDB a Dilma
Na semana passada, apesar de ter articulado a realização da sessão, Sarney não a presidiu. Deixou a tarefa para a vice-presidenta da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), que também é vice na Mesa do Congresso.
Na avaliação de alguns peemedebistas, Sarney deverá assumir o controle da sessão desta quarta-feira. Seria uma forma de demonstrar força do Congresso diante de uma decisão do ministro Fux, considerada pelos parlamentares como uma interferência na pauta do Legislativo.
Nesta terça-feira, o deputado Alessando Molon (PT-RJ) disse que já prepara um novo mandado de segurança para apresentar ao Supremo questionando a votação dos vetos da forma proposta pelo presidente do Congresso.
ÚLTIMO SEGUNDO 

BPChoque prende três e apreende armas, drogas e munições em Mãe Luíza

Uma ação do BPChoque realizada na noite dessa terça-feira (18), no bairro de Mãe Luiza, terminou com três prisões, dois adolescentes apreendidos, além de armas e drogas recolhidas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar. De acordo com o tenente Marcelo Queiroz, as incursões no bairro tiveram início por volta das 21h.
BPChoqueApós as buscas do Batalhão de Choque, foram apreendidos celulares, armas, munições e drogasApós as buscas do Batalhão de Choque, foram apreendidos celulares, armas, munições e drogas

O Batalhão  chegou ao bairro depois de ocorrências com disparos de arma de fogo em via pública. No local foram realizadas varreduras em locais identificados como possíveis pontos de venda de drogas.

Após as devidas diligências, foram encontradas 30 pedras de crack, um tablete de maconha, munições, dois revólveres e uma quantia em dinheiro fracionado. Os dois adolescentes, os três homens e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul.

O tenente Marcelo Queiroz confirmou que um dos adolescentes já havia sido apreendido em outras oportunidades pela polícia, sob acusação de homicídio e roubo.
TRIBUNA DO NORTE. 

Vídeo flagra momento em que águia tentava "roubar" bebê no Canadá

Está circulando desde ontem na no YouTube um vídeo que mostra o momento exato em que uma águia tenta levar uma criança de aproximadamente um ano de idade, enquanto o bebê brincava em um parque no Canadá. A ação foi flagrada por um homem que tambéme estava no parque, na cidade de Montreal. Na ação, a águia chega a levantar a criança por quase um metro de altura, mas deixa escapar quando o adulto corre em direção ao bebê.

Confira o vídeo.
TRIBUNA DO NORTE

Ex-prefeita no RN é condenada ao ressarcimento de R$ 911 mil do Fundef

A ex-prefeita de Maxaranguape, Núbia Maria da Costa, foi condenada a ressarcir R$ 911.180,10, referente ao balancete do Fundef no exercício de 2000, em decorrência da omissão do dever constitucional de prestar contas. O processo foi relatado pelo auditor Marcos Montenegro, na sessão da Segunda Câmara do Tribunal de Contas da última quinta-feira, 18 de dezembro.
 
OUTRAS IRREGULARIDADES EM MUNICÍPIOS
 
O auditor ainda relatou os seguintes processos: de Umarizal, inspeção ordinária referente ao exercício de 2005, sob a responsabilidade do sr. José Rogério de Souza Fonseca. O voto foi pela condenação do gestor, á época dos fatos, da quantia de R$ 58.528,75, referente a irregularidades como ausência de comprovação de fornecimento de medicamentos a pessoas carentes, não identificação dos beneficiados com exames clínicos e aquisição de material de construção sem destinação específica.

Da prefeitura de Francisco Dantas, prestação de contas referente a 2007, a cargo da ex-prefeita Maria Betânia de Freitas. O voto foi pelo ressarcimento de R$ 232.903,00, em razão da omissão no dever de prestar contas. Do mesmo município, prestação de contas do exercício de 2005. O voto foi pela condenação do então prefeito ao ressarcimento de R$ 22.050,00, referente à concessão irregular de diárias. Por fim, processo da Câmara municipal de Nova Cruz, apuração de responsabilidade referente aos exercícios de 2004 e 2005, gestão do sr. Marcelo Pessoa da Cunha Lima Júnior. O voto foi pela aplicação de multa no total de R$ 31.200,39, decorrente de atrasos no envio das prestações de contas devidas.

O conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves relatou processo da prefeitura de Jaçanã, Inspeção ordinária referente ao exercício de 1997, sob a responsabilidade do sr. José Farias da Costa. O voto foi pelo ressarcimento de R$ 14.533,52, relativamente à aquisição de material sem destinação específica e ausência de relação das pessoas beneficiadas, além da concessão irregular de diárias. Da prefeitura de Cel. João Pessoa, inspeção ordinária do exercício de 1997, a cargo da sra. Ana Cristina de Figueiredo. O voto foi pela irregularidade das contas prestadas, com ressarcimento de R$ 15.288,00 referente a viagens e diárias sem comprovação de destinação pública e R$ 10.602,87, referente a valor pago a mais.

Da Câmara Municipal de São José do Campestre, prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2009, a cargo do sr. Jailson José da Silva. O voto foi pela imposição de multa no valor de R$ 13.370,40, pela ausência de divulgação dos Relatórios de Gestão Fiscal do referido ano. Câmara municipal de Martins, valores recebidos a mais, a cargo do sr. Francisco Uilame da Silva. O voto foi pela restituição de R$ 24.237,34, resultado sos salários recebidos “a maior” pela presidência e demais vereadores.

O conselheiro Renato Costa Dias relatou processo da prefeitura de Coronel Ezequiel. Prestação de contas referente ao 4° bimestre de 2001, a cargo do sr. Antônio Faustino da Costa. O voto foi pela restituição de R$ 114.670,48, decorrente da ausência de apresentação de documentação comprobatória de despesa.
 

Gurgel diz que pedirá nesta semana prisão de condenados no mensalão

Procurador afirmou que 'esforço' não pode ir aos 'porões da ineficiência'. Roberto Gurgel destacou que decisão pode, sim, ser dada só por Barbosa.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse nesta quarta-feira (19) que deve pedir "ainda nesta semana" a prisão imediata dos condenados no processo do mensalão. Ele afirmou que faz um "estudo mais aprofundado" antes de entrar com o pedido.
Como o Supremo entra em recesso a partir de quinta (20), o tema pode ser decidido monocraticamente pelo presidente do tribunal, ministro Joaquim Barbosa, que relatou o processo do mensalão.
"O que aconteceu é que eu só poderia pedir após a conclusão do julgamento. O julgamento somente se concluiu na segunda-feira e estou ultimando um estudo mais aprofundado da questão e devo estar requerendo isso nos próximos dias. O mais rapidamente possível", disse. Perguntado, então, sobre quando poderia acontecer, ele completou: "Eu diria que ainda esta semana."
Para Gurgel, é preciso garantir a "efetividade" da decisão para que o "esforço" do julgamento não seja relegado aos "porões da ineficiência". "A grande urgência que existe é de dar efetividade à decisão do Supremo. Esse esforço magnífico que foi feito pelo Supremo no sentido de prestigiar de forma importantíssima os valores republicanos não pode agora ser relegado aos porões da ineficiência."
Na terça, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e mais cinco réus protocolaram pedido para que o plenário do Supremo decida se os condenados no processo do mensalão devem ser presos imediatamente ou se será necessário aguardar o trânsito em julgado do processo - quando não couber mais recursos. Até a publicação desta reportagem, quando a sessão da corte estava em andamento, os pedidos não tinham sido analisados.
 O objetivo dos condenados é evitar que a questão venha seja decidida no recesso por Barbosa.
Para Roberto Gurgel, seria "inusitado" o plenário decidir sem a manifestação do procurador sobre o tema.
"A análise que eu faço é que o Ministério Público, tal como a defesa é protegida constitucionalmente, também a atuação da acusação é protegida constitucionalmente, então o Ministério Público irá requerer quando entender que é oportuno, quando entender que reuniu os elementos necessários. A meu ver, pretender que o assunto seja examinado sem que o Ministério Público tenha postulado, é algo no mínimo inusitado."
O procurador destacou, porém, que há possibilidade de o presidente deixar o caso para ser definido em plenário somente em fevereiro. "O regimento do Supremo prevê que no recesso o presidente, enfim, está autorizado a tomar todas as medidas em nome do tribunal. Mas, de qualquer forma, isso será  algo que se realmente o ajuizamento da petição ocorrer no recesso o presidente [...] poderá aguardar o retorno do plenário em fevereiro."
Argumento de advogados
O advogado de José Dirceu, José Luís Oliveira Lima, afirmou em petição que, como já foram coletados os passaportes dos condenados, "não há, no entender da defesa e com a devida vênia, fundamento inidôneo na decisão cautelar que demonstre a urgência na imposição dessa medida [de prisão]", destacou.
Oliveira Lima também lembrou que o pedido para que o plenário revertesse a retenção dos passaportes não chegou a ser analisada pelos ministros. A defesa de vários réus entrou com agravo pedindo a devolução do documento, mas Barbosa não levou o tema para discussão.
O advogado frisou que Gurgel disse que faria o pedido posteriormente, mas que o recesso começará. O advogado diz que ao "impedir" o plenário votar o tema na última sessão do mensalão, o procurador "escancarou que não há urgência em seu pedido preventivo".
Para Oliveira Lima, a prisão cautelar de seu cliente seria "inconstitucional". "Ocorre que se avizinha o recesso judiciário e o plenário não mais se reunirá. No mérito e sob todos os aspectos possíveis, essa prisão cautelar é flagrantemente inconstitucional. E, caso a PGR reapresente o malfadado pedido de prisão cautelar durante a paralisação das atividades do plenário, o pleito evidentemente não poderá ser apreciado pelo excelentíssimo presidente em exercício, uma vez que faltará o indispensável requisito de urgência."
Fonte: G1 Globo.com

18 dezembro 2012

Jogadores do Corinthians têm primeiro contato com a torcida e começam festa em trio elétrico

Jogadores comemoram o título mundial após mais de 24 horas de viagem

Reprodução/Twitter
Goleiro Julio Cesar exibe a taça do título mundial durante a festa em trio elétrico da delegação corintiana.
O Corinthians finalmente teve o primeiro contato com a torcida depois de chegar ao Brasil com o título de campeão mundial, conquistado no Japão. A delegação subiu em trio elétrico logo após se encontrar com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, no Batalhão da Rota, localizado na avenida Tiradentes, zona norte de São Paulo

O avião com a delegação corintiana chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos às 6h58, mas não teve contato com a torcida. Os jogadores foram recepcionados ainda na pista pelo governador Geraldo Alckmin e deixaram o local em tempo recorde após superarem todos os trâmites burocráticos.

A princípio, a delegação do time se encontraria com Kassab na prefeitura, mas os jogadores estavam muito cansados e pediram que o trajeto de comemorações fosse encurtado. Assim, Kassab foi ao encontro deles na Rota.
A festa corintiana com trio elétrico deve passar pela praça Campo de Bagatelle e acabar no centro de treinamento do clube.
* Colaborou João Quero, estagiário do R7

Fonte: R7.com/futebol

'Gastos acima de R$ 50 mil, só com autorização', diz prefeito de Natal

Medida foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (18). Segundo Ney Lopes Jr, prioridade é o pagamento do funcionalismo.
Ney Lopes Júnior, prefeito de Natal, encaminhará projeto de lei para apreciação dos vereadores (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
 Ney Lopes Júnior, prefeito de Natal, encaminhará projeto de lei para apreciação dos vereadores (Foto: Ricardo Araújo/G1)
O prefeito de Natal, Ney Lopes Júnior, determinou através de decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (18) que todo e qualquer pagamento acima de R$ 50 mil só será efetuado com sua prévia autorização. Segundo ele, a medida é necessária em razão da baixa arrecadação de receita financeira neste mês de dezembro e a “prioridade absoluta da Prefeitura” são os pagamentos dos salários do funcionalismo público municipal.
"A realidade financeira do município é muito complicada. Os salários do funcionalismo público da Prefeitura de Natal, incluindo-se os dos servidores efetivos, comissionados e terceirizados, constituem verba de caráter alimentar, necessária à subsistência própria do servidor público e de sua família. Estas pessoas trabalharam, precisam receber. É uma questão de justiça. Não medirei esforço para atender o funcionalismo", declarou Ney Lopes Júnior.
Fonte: G1 Globo.com/RN

PM encontra fuzil carregado e vasta munição em praia da Grande Natal

 Apreensão aconteceu na manhã desta terça-feira (18), em Jenipabu. Suspeito foi preso com outras armas e vários equipamentos de uso policial.

Uma abordagem casual, realizada na manhã desta terça-feira (18) por policiais militares lotados no 4º Batalhão da PM, em Natal, resultou na prisão de um homem e apreensão de armamentos e equipamento de uso policial e militar, incluindo um fuzil 9 milímetros, dois revólveres (calibres 32 e 38), vasta munição de diversos calibres, balaclavas, coturnos, roupas camufladas, rádio comunicador e binóculos. Segundo informações do tenente Júlio César, as armas e o material foram encontrados no interior de uma residência localizada na praia de Jenipabu, no município de Extremoz, litoral Norte potiguar, e também numa oficina mecânica, no loteamento Santa Cecília.
Ao G1, o oficial contou que uma viatura passava pela avenida Moema Tinoco, na zona Norte da cidade, quando os policiais perceberam dois homens em atitude suspeita numa motocicleta. "Paramos os dois e fizemos uma revista. Com eles encontramos o registro de um revólver calibre 38, além de munições", detalhou o tenente.
Ainda de acordo com o tenente, um dos suspeitos disse aos policiais que a arma estava na residência onde ele mora, na praia de Jenipabu. "Nossos homens se encaminharam ao imóvel para averiguar o caso", disse Júlio César Alves. No local, ainda segundo o oficial, foram encontrados um revólver calibre 32, 454 munições de revólver calibre 22, 36 munições de calibre 38 e mais 36 munições de 9 milímetros. Foram apreendidos ainda um fuzil de marca Winchester, calibre 9 milímetros, um canivete, binóculos, coturnos, roupas camufladas e um rádio comunicador.
"Os PMs o indagaram sobre o revólver 38, a arma que ele tinha registro de uso", contou o oficial. De acordo com Júlio César, o suspeito afirmou à polícia que a arma estava em um buggy que ele havia deixado em uma oficina no loteamento Santa Cecília, na zona Norte da capital.
A guarnição acompanhou o homem até o local e confirmou a informação. O revólver também foi apreendido. Todo o material foi levado para a Delegacia de Plantão Zona Norte, junto com o suspeito. Ele permanece detido sob suspeita de porte ilegal de armas e munições.
Fonte: G1 globo/RN

17 dezembro 2012

Elenco de 'Flor do Caribe' grava as primeiras cenas da nova trama no RN


 
 São quase cinco horas da tarde e os moradores de Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte, estão parados de frente para a praia, com os olhos vidrados no mar. Mas não se trata de um fenômeno natural. O povo, curioso, estica o pescoço é para ver, mesmo que de longe, um pouquinho de Grazi Massafera, Henri Castelli e Igor Rickli, os protagonistas de “Flor do Caribe”, próxima trama das 18h com estreia prevista para março.

O trio grava uma das cenas do folhetim, e o trabalho precisa ser rápido. A tarde cai, e o sol começa a perder a força. O diretor de núcleo Jayme Monjardim tem pressa, não quer perder a luz. A gravação começa com peripécias na areia e um mergulho no mar. Em seguida, eles entram no buggy amarelo-manga que, na ficção, pertence a Esther, personagem de Grazi.

— Vamos lá, gente. Volta o carro, rápido — pede Jayme, que registra o momento mais algumas vezes, para captar as possibilidades do cenário.

Cenas como estas têm feito parte da rotina dos habitantes locais desde o fim de novembro, quando equipe e elenco desembarcaram no estado para o início das gravações da história escrita por Walther Negrão. Entre as paisagens cenográficas estão as praias de Pipa, o município de Baía Formosa, as dunas do Rosado e as de Genipabu.

— Só havia estado em Natal uma vez a trabalho, não deu para conhecer bem. Que lugar lindo! Para começar, eu amo a temperatura do mar. No Rio eu nem entro na água, de tão gelada que é — conta Grazi, que faz a primeira novela após ter dado à luz Sofia, em maio.

O retorno à TV, ela comenta, aconteceu antes do esperado. Mas Grazi afirma que não teve como recusar o convite de Jayme — com quem trabalhou em sua primeira novela, “Páginas da vida”, em 2006; e Walther, com quem fez “Desejo proibido”, em 2007:

— Quando li a sinopse, já me apaixonei. Ela tem um lado mais brincalhona e é apaixonada pelo Cassiano (Henri).

Na história, Cassiano, Esther e Alberto (Rickli) são amigos de infância, moradores da fictícia Vila dos Ventos. A amizade fica abalada quando Alberto se declara para Esther, namorada de Cassiano, sem revelar seus sentimentos para o melhor amigo. No decorrer da trama, ele dá um jeito de se ver livre de Cassiano. Apesar das más intenções, o estreante Igor Rickli defende seu vilão.

— Ele tem uma verdadeira obsessão pela Esther, é mimado, articulador, sedutor. Mas não quero caracterizá-lo como mau-caráter. Ele é capaz de tudo por amor — analisa Igor, de 28 anos, descoberto por Jayme durante uma apresentação do musical “Judy Garland — O fim do arco-íris”, em São Paulo.

Preocupado com sua performance no vídeo, Igor conta que usa todo o tempo livre para passar o texto com Grazi e Henri e aperfeiçoar a maneira de atuar com a preparadora corporal Rossella Terranova:

— Ela me deu um livro, “A arte cavalheiresca do arqueiro zen”, que me deixou seguro.

Para Henri, poder estar com a equipe, “vivendo o lugar”, vale mais que um workshop:

— Traz a maior paz, uma energia incrível. Muitas vezes, em lugar de uma leitura, a gente busca intimidade com os outros atores. O que ajuda muito no vídeo.

Segundo Débora Nascimento, que vive Thaís, irmã de Cassiano na ficção, “o sol, o vento e as dunas” têm papel fundamental na composição da personagem.

— Ela é alegre e natural. Não mudei muito o visual desde “Avenida Brasil”, só fiquei mais morena e meu cabelo clareou com o sol — explica ela que, mais uma vez, contracena com o namorado, José Loreto. — É bom rever toda a galera. O Aílton Graça, o Bruno Gissoni, o Thiago Martins...

A concepção de “Flor do Caribe”, afirma o diretor-geral Leonardo Nogueira, pega carona em “Tropicaliente”, trama de 1994 também de Negrão.

— Há muito tempo uma novela das 18h não explora esse clima de praia. Nosso conceito é mostrar saúde, alegria, alto-astral. O cabelo é natural, as plantas balançam. E é isso que vamos tentar reproduzir no Projac — avisa.

E o mais importante, acrescenta Monjardim, é tentar passar todas essas sensações para quem está em casa.

— Queremos que o telespectador sinta o cheiro do orvalho da manhã, do perfume da Esther. Pode ser um delírio, mas talvez venha aí a primeira novela perfumada do Brasil. Mas eu disse talvez — sonha o diretor.
Fonte: DN Online

STF decide cassar mandato de condenados e abre crise com a Câmara

Perdem os mandatos João Paulo Cunha, Valdemar Costa Neto e Pedro Henry; decisão deve ter efeito prático no ano que vem, mas Câmara já avisou que não cumprirá determinação
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta segunda-feira a cassação dos mandatos dos deputados federais Valdemar Costa Neto (PR-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e Pedro Henry (PP-MT), condenados à prisão no julgamento do mensalão . A medida abre uma crise institucional entre o STF e a Câmara Federal já que a Casa alega que a prerrogativa de cassação de mandato não é da Justiça, e sim do Poder Legislativo. Após a decisão, o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, declarou o fim do julgamento após mais de quatro meses .
Recado à Câmara: STF tem 'monopólio da última palavra', diz Celso de Mello 
Poder Online: Marco Maia: ‘Não vou cumprir decisão que cassa mandatos’
A liderança da Câmara já avisou que pretende não cumprir a decisão do STF, mas o ministro Celso de Mello alertou na sessão de hoje que, se essa medida for adotada, os responsáveis estão passíveis de crimes de ato de improbidade administrativa ou prevaricação, passíveis de prisão e até suspensão de direitos políticos. A fala do ministro soou como um recado a Marco Maia, presidente da Câmara, segundo quem a prerrogativa de cassar mandatos é exclusividade do Poder Legislativo.

Agência Brasil
Celso de Mello desempata a questão e STF determina a cassação automática do mandato de três deputados
A decisão do Supremo, no entanto, somente terá efeito prático no segundo semestre do ano que vem, no mínimo. Isso porque, apesar de ter determinado a cassação de mandato destes deputados federais, os efeitos somente valerão após esgotadas todas as possibilidades de recursos (trânsito em julgado da sentença). No caso da cassação de mandato, existe a possibilidade de pelo menos dois recursos: embargos de declaração e embargos infringentes. Ministros ouvidos pelo iG afirmam que qualquer execução de sentença do julgamento do mensalão somente deve ocorrer entre o segundo semestre de 2013 e início de 2014.
O primeiro visa discutir alguns detalhes que possam eventualmente ser considerados “obscuros” pelos advogados. O segundo visa discutir o mérito de uma condenação, quando a votação contrária ao réu teve votação apertada, como neste caso específico. E esses recursos somente podem ser impetrados a partir da publicação do acórdão. A tendência é que o Supremo publique esse documento somente em fevereiro ou março de 2013.
Votaram a favor da cassação do mandato o presidente do STF e relator do mensalão, Joaquim Barbosa, e os ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Luiz Fux e Celso de Mello. Este último somente se pronunciou sobre o tema nesta segunda-feira, apesar de ter seu voto pronto há aproximadamente duas semanas. Votaram contra a cassação de mandato, os ministros Rosa Webber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e o revisor Ricardo Lewandowski.

Assaltantes invadem casa de deputado em SP

Eles renderam a família de João Antonio (PT) e agiram com violência. Polícia analisará imagens de câmera de segurança.


Ladrões entraram na casa do deputado estadual João Antonio (PT), na região do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, na noite deste sábado (15). Ele será o secretário de relações governamentais do prefeito eleito Fernando Haddad, que tomará posse em janeiro. Os assaltantes renderam a família do deputado e agiram com violência.
Uma câmera de segurança de uma casa vizinha registrou o momento em que os assaltantes chegaram de carro e entraram na garagem. Os ladrões abordaram a filha do deputado quando ela deixava a casa com o namorado. Três filhos, a mulher e o genro de João Antonio foram rendidos.
“Foram 24 minutos de terror”, disse o parlamentar. Ele levou murros e coronhadas. "No final nos trancafiaram em um quarto até que a polícia viesse nos libertar", contou João Antônio. Eles levaram dinheiro, roupas e equipamentos eletrônicos.
A polícia fez a perícia na casa do deputado e analisará as imagens da câmera de segurança para tentar identificar os criminosos.
Do G1 São Paulo